Arquitectura do Barroco: Século XVII;
Nasceu da fantasia da reconstrução que os papas, da Contra-Reforma executavam em Roma.
Encomendadores: Papa/ Igreja: Igrejas/ seminário/ mosteiro;
Reis: Palácios/ França e Espanha.
Áreas de implantação: Europa; América (Brasil, México) e Ásia.
Arquitectura civil: Palácios e villas.
Volumetrias: Arquitectura civil: grandes dimensões;
Arquitectura religiosa: igrejas com o tempo vão aumentando e normalmente só tinha uma nave.
Plantas: Arquitectura civil: em forma de U e duplo U.
Arquitectura religiosa: circular, ortogonal, longitudinal, nave única, rectangular , elípticas, ovais e irregulares como trapezoidais e estrelada.
Ordens clássico-renascentistas: Coluna Jónica, Coluna Coríntia, Coluna Compósita e Coluna Colossal. Mais a coluna torsa: mais decorativa;
Colunas , entablamentos, frontões quebrados com cartelas e duplos.
Contrastes:Côncavo/ convexo;
Claro/ escuro;
Paredes de pedra, pintadas de branco;
Contínuo / descontínuo;
Curva / contra curva;
Jogos de luz.
Paredes: Branco pintado/ pedra;
Mármore branca/ escura;
Talha dourada: relevos de madeira; coberta com folhas e ouro ou pó de ouro.
Coberturas: Cúpula;
Abóbadas- orelhões;
Abóbada de berço.
Contrafortes exteriores decorados com volutas ou orelhões.
As fachadas: Frontão triangular;
Pilastra colossais.
Verticalidade;
Emoção;
Assimetria.
Rejeitando a simetria do renascimento, destacam o dinamismo , a impotência, superfícies curvas, onduladas, quebradas dando a sensação de movimento.
Esquemas complexos.
Portal principal: esculturas; cartelas; frontões e colunas.- Reforção a verticalidade.
Muito decorado e com torres sineiras independentes.
Decoração: aumentar o movimento;
Linhas ondulantes, serpentinadas com turbilhões de figuras voando, ascendendo até ao infinito, na procura de Deus;
Pintores reescreveram simbolicamente a historia de religião e da ordem divina, grande exuberância decorativa;
Figuras voadoras e anjos , inseridos numa luz celestial.
Janelões;
Janelas;
Cúpula com lanternim;
Composições pictóricas;
Abóbadas e cúpulas para aumentar o movimento.
talha dourada criando ilusão de um espaço maior;
Fontes;
Nichos;
Frontão quebrado com cartelas e duplos.
Palácios: Relacionados com o espaço com jardins.
Arte do jardim: Espaços de ostentação e luxo, enriquecidos com bosques, grutas labirintos. Partiu de concepções arquitectónicas geometrias.
Praças (com fontes) e escadarias: Propicias ao espectáculo do Barroco.
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