Cubismo
Influências:
· Cézanne (geometrização, composição e organização de planos e autonomia da arte face ao real);
· Arte Africana: formas simplificadas, volumétricas e duras;
· Arte naif, arte pré-histórica e ibérica;
· Novos conceitos modernos (teoria da relatividade);
Características plásticas inovadoras/principais propostas e conteúdos
· Geometrização;
· Abandono da perspectiva tridimensional clássica;
· Representação dos novos conceitos de espaço e de tempo;
· Sobreposição e intercepção de planos;
· Bidimensionalidade;
· Introdução da pluridimensionalidade no quadro;
· Aplicação da cor para materialização da forma;
· Redução das formas a planos geométricos;
· Apresentação dos objectos em diversas posições ou vistas simultaneamente (rotação dos objectos);
· Contornos a preto;
· Desmultiplicação de pontos de vista;
Principais representantes:
· Picasso ('invenção' do Cubismo e seu desenvolvimento em todas as fases do movimento);
· Braque ('invenção' do Cubismo e desenvolvimento sobretudo das fases Cézaniana e Analítica);
· Juan Gris (desenvolvimento do Cubismo Sintético);
Temas:
· Ausência de temas narrativos;
· Analise de objectos ou da figura humana;
· Elementos icónicos retirados do quotidiana (cartas, jornal, letras);
Inovações técnicas e Plásticas
· Recurso as colagens;
· Utilização de diversos materiais sobre a tela (madeira, papel, tecidos, vidro, etc.);
· Utilização da cor na escultura e de relevo na pintura.
Fase Cézaniana (1907-9)
· Paisagens e casarios definidos por grandes planos de cor;
· Geometrização do real e redução das formas a sólidos;
· Eliminação de detalhes descritivos;
· Sobreposição de planos em detrimento do claro - escuro e da ilusão mimética do real;
· Simplificação das composições;
Fase Analítica (1910-12)
· Decomposição da forma em múltiplos poliedros;
· Profusão de planos;
· Predominância de linhas ortogonais e obliquas a preto, que separam os planos;
· Redução da gama de cores;
· Pouca variação de temas: naturezas mortas e retratos;
· Simultaneidade de pontos de vista e dinamismo
· Análise exaustiva dos objectos, diversas vistas, rotação;
· Intersecção e sobreposição de planos;
· Utilização de colagens e lettering ;
· As cores empregues são sóbrias, aparecendo o quadro quase monocromático, trabalhado em tonalidades de uma cor-base, quase sempre ocres, terras e cinzentos esverdeados
· Temática: natureza morta com objectos do quotidiano, tais como garrafas, copos, instrumentos musicais…
Fase Sintética (1913-14)
· Objectos representados nos seus aspectos essenciais e reduzidos às suas características especificas;
· Bidimensionalidade;
· Reintroduzição da cor;
· Multiplicidade de pontos de vista;
· Menos complexa, menos colagens;
· Síntese e acumulação de planos;
· Distanciamento da realidade; esquematização;
· Aplicação de vários materiais sobre a tela;
· Principio da origem da Abstracção (principalmente a Abstracção Geométrica).
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