terça-feira, 29 de março de 2011

CUBISMO

Cubismo

Influências:
·           Cézanne (geometrização, composição e organização de planos e autonomia da arte face ao real);
·           Arte Africana: formas simplificadas, volumétricas e duras;
·           Arte naif, arte pré-histórica e ibérica;
·           Novos conceitos modernos (teoria da relatividade);

Características plásticas inovadoras/principais propostas e conteúdos
·           Geometrização;
·           Abandono da perspectiva tridimensional clássica;
·           Representação dos novos conceitos de espaço e de tempo;
·           Sobreposição e intercepção de planos;
·           Bidimensionalidade;
·           Introdução da pluridimensionalidade no quadro;
·           Aplicação da cor para materialização da forma;
·           Redução das formas a planos geométricos;
·           Apresentação dos objectos em diversas posições ou vistas simultaneamente (rotação dos objectos);
·           Contornos a preto;
·           Desmultiplicação de pontos de vista;

Principais representantes:
·           Picasso ('invenção' do Cubismo e seu desenvolvimento em todas as fases do movimento);
·           Braque ('invenção' do Cubismo e desenvolvimento sobretudo das fases Cézaniana e Analítica);
·           Juan Gris (desenvolvimento do Cubismo Sintético);

Temas:
·           Ausência de temas narrativos;
·           Analise de objectos ou da figura humana;
·           Elementos icónicos retirados do quotidiana (cartas, jornal, letras);

Inovações técnicas e Plásticas

·           Recurso as colagens;
·           Utilização de diversos materiais sobre a tela (madeira, papel, tecidos, vidro, etc.);
·           Utilização da cor na escultura e de relevo na pintura.

Fase Cézaniana (1907-9)
·           Paisagens e casarios definidos por grandes planos de cor;
·           Geometrização do real e redução das formas a sólidos;
·           Eliminação de detalhes descritivos;
·           Sobreposição de planos em detrimento do claro - escuro e da ilusão mimética do real;
·           Simplificação das composições;

Fase Analítica (1910-12)
·           Decomposição da forma em múltiplos poliedros;
·           Profusão de planos;
·           Predominância de linhas ortogonais e obliquas a preto, que separam os planos;
·           Redução da gama de cores;
·           Pouca variação de temas: naturezas mortas e retratos;
·           Simultaneidade de pontos de vista e dinamismo
·           Análise exaustiva dos objectos, diversas vistas, rotação;
·           Intersecção e sobreposição de planos;
·           Utilização de colagens e lettering ;
·           As cores empregues são sóbrias, aparecendo o quadro quase monocromático, trabalhado em tonalidades de uma cor-base, quase sempre ocres, terras e cinzentos esverdeados
·           Temática: natureza morta com objectos do quotidiano, tais como garrafas, copos, instrumentos musicais…



Fase Sintética (1913-14)
·           Objectos representados nos seus aspectos essenciais e reduzidos às suas características especificas;
·           Bidimensionalidade;
·           Reintroduzição da cor;
·           Multiplicidade de pontos de vista;
·           Menos complexa, menos colagens;
·           Síntese e acumulação de planos;
·           Distanciamento da realidade; esquematização;
·           Aplicação de vários materiais sobre a tela;
·           Principio da origem da Abstracção (principalmente a Abstracção Geométrica).
·           Surgiu a cor vibrante, em sobreposições e transparências de planos. A emoção volta a aparecer na pintura “pela mão” da cor, resultado da simplificação das formas, da redução dos planos e das linhas puras, extraindo tudo o que era acessório, inútil ou decorativo.

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