Em parte decorrente do Dadaísmo, o Surrealismo constituiu sobretudo um movimento de ideias
que se estendeu a vários campos de actividade: a literatura, as artes plásticas, ao cinema, à fotografia, e
à música. Em termos conceptuais, o Surrealismo surgiu à semelhança do movimento Dada, como reacção
a cultura e à civilização ocidentais e a tudo o que elas invocassem ou representassem, em particular
o racionalismo e o convencionalismo.
A estes valores opuseram outros, como os da liberdade e da irracionalidade, através de obras que utilizaram o sonho, a metáfora, o inverosímil e o insólito, contribuindo, no seu entender, para a elevação do espírito, separando-o da matéria.
Aplicou os ensinamentos de Freud e da psicanálise e este ligado às ideias de esquerda através das teorias de Marx.
É caracterizado pelo afastamento das normas e das convenções, sistematizando a transgressão de modo repetido.
Em termos estéticos baseou-se nas correntes do pensamento romântico e do Simbolismo do final do
séc. XIX.
As obras deste movimento seriam executadas à margem da razão sem quaisquer moralismos e
sem preocupações estéticas racionalizadas. A associação de ideias era feita sem a procura de sentido e
desencadeada livremente, segundo três técnicas básicas que punham em prática o “automatismo psíquico”:
● Numa tratava-se de escrever e desenhar em estado semi-hipnótico, sob a influência do álcool, da
fome, ou da droga, que provocam alucinações;
● Noutra, os discursos eram escritos ou ditados durante o sono ou eram relatos de sonhos;
● Outra, era constituída por jogos que consistiam em juntar escritas simultâneas de várias pessoas
de modo a obterem efeitos desconcertantes e surpreendentes.
Plasticamente, aproveitaram e utilizaram os ensinamentos do Dadaísmo, assim como as suas
técnicas: o desenho e a pintura automáticos e as técnicas clássicas de desenho e da gradação cromática.
Estes processos técnico-artísticos estão presentes em associação com;
● A colagem, o frottage, a assemblage, o dripping e a decalcomania, como em Max Ernst;
● O desenho e a pintura automáticos, onde a correspondência entre inconsciente e acção se
desenrola sem controlo da razão e pautada por um forte individualismo;
● As técnicas básicas, aplicadas a formas fantasmagóricas ou incongruentemente associadas;
Estas técnicas estiveram ao serviço de temáticas onde:
● O erotismo, o onírico e o sonho revelam as forças ocultas que visavam o “resgate e a libertação de
uma série de tabus e de imposições vigentes no domínio da sexualidade”;
● O mundo da magia e de todas as forças alheias à racionalização do mundo ocidental, atacando osenso comum.
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