segunda-feira, 27 de setembro de 2010

LINGUAGENS DE ARTE

Arquitectura: É a arte de planear, construir e ornar edifícios, adequando-os a uma função, mas dando-lhes uma qualidade estética.

                  FORMA: -> Elementos: materiais e técnicas construtivas; leitura morfológica das unidades espaciais; decoração; composição arquitectónica e seus princípios ordenadores. 


La Colegiata de San Isidro el Real es de estilo barroco.


                 FUNÇÃO: -> Determinação do uso a que o edifício se destina, enquadrando-o numa tipologia e numa modalidade.

                 SIGNIFICADO: -> Capacidade de expressão e significação das suas formas.



Escultura: é a arte de representar objectos ou figuras em materiais duros como madeira, pedra, mármore, bronze. Há a estatuária e os relevos. 



MATERIAIS E TECNICAS DE TRABALHO: -> técnica subtractiva - talhe e cinzelado; técnica aditiva- modelado.
             Análise das superfícies; dos volumes e da massa.
        
                 COMPOSIÇÃO:- >repouso e movimento.

                 TIPOLOGIA:-> estatuária e relevos

                 Tema, conteúdo, motivo, função e significados.

                 Expressividade e intencionalidade.

Pintura: é a arte de representar objectos, figuras, formas, cores, sobre uma superfície plana, com recurso a tintas.


                ASPECTOS MATERIAIS: -> suporte, tintas e técnicas de aplicação e outros materiais.

                LEITURA DAS FORMAS: -> linha; cor; volume.

                TEMAS E CONTEÚDOS.

                 COMPOSIÇÃO.

             EXPRESSIVIDADE E SIGNIFICADOS.







François girardon, Apolo com as ninfas(o banho de Apolo) 1666-75, mármore e rocha de gruta ,tamanho natural , jardins do palácio de Versalhes ,França.

Tridimensionalidade volume, relevo das formas, saliências , efeito cheio, reentrâncias nos cabelos.

Materiais mármore e rocha gruta.

Técnica - talhe ou cinzelado, ou seja, técnica subtractiva.

Composição escultórica - repouso de objectos e de Apolo; e movimento das ninfas.

Tema - grupo mitológico

Polimento da escultura, estrutura macia, delicada.

Massa - fixa e de grande dimensão.

Intencionalidade -respeito, poder.

Expressividade - poder.










Caravaggio, a morte da virgem, 1605-06, óleo sobre tela, 370x224cm

Materiais – suporte – tela

Tintas e técnicas de aplicação – óleo

Leitura de formas – linha dinâmica, contínua, fechada, cor quente, densa, claro – escuro. 
Forte intencionalidade luminosa que se abate brutalmente. 

Volume – ilusão de tridimensionalidade dos corpos e modelado.

Espaço – perspectiva.

Tema e conteúdo – pintura figurativa, religiosa.

Composição – movimento, todas as figuras tem movimento mesmo a virgem porque esta morta, há vários planos, linha de horizonte baixa , incidência de luz na virgem.

Expressividade: tristeza o cadáver de aspecto vulgar chocam o público. 





Sem comentários:

Enviar um comentário