segunda-feira, 27 de setembro de 2010

1618-1714- Do Inicio da Guerra dos Trinta Anos ao final do reinado de Luís XIV

ANTIGO REGIME: Expressão que designa o modo de vida característico das populações europeias durante os séculos XVI, XVII e XVIII.
 POLITICAMENTE,
 ECONOMICAMENTE E
 SOCIALMENTE.

Politicamente: -> A Reforma Protestante e Contra Reforma provocaram lutas e perseguições.
-Perderam a confiança religiosa. 
- Desestabilizaram a sociedade e a economia.
- Interferiram na governação política e, com as determinações do concílio de Trento.

-> Devido ao controlo dos estados e a censura do Índex e da Inquisição ou Tribunal de Santo Ofício.

-> Instauração do Absolutismo régio e do triunfo do parlamentarismo. 
– Inglaterra: poder monárquico (petição dos direitos) e Declaração dos Direitos.
 – Países Baixos: importantes repúblicas marítimas e comerciais.
 – Espanha: maior potência colonial e maior católico. 
 – Rússia: Tendências ocidentalizantes impuseram o Absolutismo.
 – França: Absolutismo iniciou.
Estado Absolutista, omnipresente sistema racional, hierarquizado e centralizado, impondo estabilidade e proporcionando grandeza e gloria aos soberanos.


-> Países da Europa governavam segundo uma política de controlo interno e agressão externa, incluindo um sistema fortemente hierarquizado.


-> O rei nao esta submetido a nenhum controlo e centra em si todos os poderes. O seu poder é de origem divina.

Economicamente: -> O fortalecimento do Estado dependiam da acumulação de reversas de ouro e prata. Desenvolvimento de políticas capitalistas. 
– Mercantilismo.
 – Desenvolvimento do comércio e da marinha.
 – Amesterdão tornou-se o centro económico e financeiro mundial.
Centralizado da riqueza; apoio ao comercio externo; produção das manufacturas; limitação das importações.


Fortalecimento do Estado dependiam da acumulação de reservas de ouro e prata. Para tal defendia um limite austero das importações , a excepção das matérias-primas e uma promoção agressiva das manufacturas e do comercio externo, através de monopólios e melhoria  das condições de transporte. 

Socialmente: -> Sociedade de ordens: rei, clero, nobreza e terceiro estado; Cada ordem tem um estatuto juridicamente definido como formas de tratamento, vestuário, direito e imobilismo social; Burguesia e Povo: peso de carga fiscal, Às epidemias e À mortalidade.

->Convivência de opostos , entre a liberdade e a proibição na produção cultural, artística, científica e técnica e na vida da corte versos misticismo. – Tempo de crise marcado por guerras, fome, epidemias e levantamentos  populares.

La Fura Dels Baus - Naumaquia - Portimão







- Grupo ecléctico (absorve influÊncias diversificadas). 
- Profissionais de diversas áreas artísticas. 
- Propõe dimensão performativa (acção).
- Utiliza uma serie de recursos cénicos: como música, circo, pirotécnica, movimento, uso de materiais industriais e novas tecnologias.
- Utilização de linguagem visual imprópria: como video, imagem e actores em movimento.

LINGUAGENS DE ARTE

Arquitectura: É a arte de planear, construir e ornar edifícios, adequando-os a uma função, mas dando-lhes uma qualidade estética.

                  FORMA: -> Elementos: materiais e técnicas construtivas; leitura morfológica das unidades espaciais; decoração; composição arquitectónica e seus princípios ordenadores. 


La Colegiata de San Isidro el Real es de estilo barroco.


                 FUNÇÃO: -> Determinação do uso a que o edifício se destina, enquadrando-o numa tipologia e numa modalidade.

                 SIGNIFICADO: -> Capacidade de expressão e significação das suas formas.



Escultura: é a arte de representar objectos ou figuras em materiais duros como madeira, pedra, mármore, bronze. Há a estatuária e os relevos. 



MATERIAIS E TECNICAS DE TRABALHO: -> técnica subtractiva - talhe e cinzelado; técnica aditiva- modelado.
             Análise das superfícies; dos volumes e da massa.
        
                 COMPOSIÇÃO:- >repouso e movimento.

                 TIPOLOGIA:-> estatuária e relevos

                 Tema, conteúdo, motivo, função e significados.

                 Expressividade e intencionalidade.

Pintura: é a arte de representar objectos, figuras, formas, cores, sobre uma superfície plana, com recurso a tintas.


                ASPECTOS MATERIAIS: -> suporte, tintas e técnicas de aplicação e outros materiais.

                LEITURA DAS FORMAS: -> linha; cor; volume.

                TEMAS E CONTEÚDOS.

                 COMPOSIÇÃO.

             EXPRESSIVIDADE E SIGNIFICADOS.







François girardon, Apolo com as ninfas(o banho de Apolo) 1666-75, mármore e rocha de gruta ,tamanho natural , jardins do palácio de Versalhes ,França.

Tridimensionalidade volume, relevo das formas, saliências , efeito cheio, reentrâncias nos cabelos.

Materiais mármore e rocha gruta.

Técnica - talhe ou cinzelado, ou seja, técnica subtractiva.

Composição escultórica - repouso de objectos e de Apolo; e movimento das ninfas.

Tema - grupo mitológico

Polimento da escultura, estrutura macia, delicada.

Massa - fixa e de grande dimensão.

Intencionalidade -respeito, poder.

Expressividade - poder.










Caravaggio, a morte da virgem, 1605-06, óleo sobre tela, 370x224cm

Materiais – suporte – tela

Tintas e técnicas de aplicação – óleo

Leitura de formas – linha dinâmica, contínua, fechada, cor quente, densa, claro – escuro. 
Forte intencionalidade luminosa que se abate brutalmente. 

Volume – ilusão de tridimensionalidade dos corpos e modelado.

Espaço – perspectiva.

Tema e conteúdo – pintura figurativa, religiosa.

Composição – movimento, todas as figuras tem movimento mesmo a virgem porque esta morta, há vários planos, linha de horizonte baixa , incidência de luz na virgem.

Expressividade: tristeza o cadáver de aspecto vulgar chocam o público.